NOSSO SISTEMA E QUALIFICAÇÃO DA CALÇADA DE CONCRETO

Primeiramente após a terraplenagem fazemos a  compactação do solo sobre o qual vai ser construída a calçada. Em seguida, fazemos o contra piso com uma camada de concreto magro de 3 cm, no mínimo, ou uma camada de brita compactada nivelada.

Não fazemos  o contra-piso em locais que serão usados como canteiro de flores ou grama.

Uma maneira rápida e econômica de fazer o piso da calçada é usar uma camada de Concreto Dosado em Central de 5 cm de espessura, sendo que, nos locais de trânsito de veículos esta camada deve ter 7 cm.

Colocamos  ripas de madeira intercaladas em sentido transversal (largura) da calçada, a cada 1,50m. Estas ripas vão funcionar como juntas, evitando fissuras e podem  ser retiradas caso o cliente deseje, após a cura do concreto.  Também é possível serrar as juntas ou usar um rolo de corte – a profundidade das incisões deve ter, no mínimo, um terço (1/3) da espessura da calçada.

Se a calçada tiver mais de 1,50m de largura, também será preciso colocar uma ripa de madeira em sentido longitudinal (comprimento).

As juntas não devem ser desencontradas e será feito um caimento da calçada para evitar poças d’água em calçadas planas; o caimento deve ser de 1 cm para cada metro da largura.

O acabamento do Concreto pode ser  sarrafeado, desempenado ou  vassourado sempre para garantir um piso seguro e antiderrapante. As vassouras de piaçava são empregadas  neste processo, que consiste em “varrer” o concreto no sentido transversal da calçada, de forma a criar pequenos sulcos. Tais sulcos fornecem ótima aderência e favorecem a passagem de pedestres e de veículos. O acabamento vassourado é ideal em declives, em razão de sua superfície áspera.

 

O QUE FAZER SE UMA CALÇADA TIVER A LARGURA MENOR QUE 1,90?

Entre em contato conosco para que um técnico avalie a situação da sua calçada.

 

CALÇADA DE CONCRETO COLORIDO

Use Concreto Dosado em Central com um consumo de cimento de 250kg/m³, com pedra de 19 mm, adicionando pigmento Pó Xadrez® na cor desejada.

Preparamos  a área de aplicação com quadros de 1,5 x 1,5 m com ripas de madeira (para evitar fissuras) e limpamos a superfície antes da aplicação  do concreto.

Para melhorar o acabamento, utilizamos a desempenadeira de aço e cercamos com fitas amarelo e preto  proibindo a passagem  após  a concretagem.

 

NOTAS:

1) Utilizamos o Concreto fluido ou vibre o Concreto.

2) Cure o Concreto pelo menos 3 dias, ou seja, mantenha a sua superfície úmida, evitando que a água que está dentro do Concreto evapore.

O decreto nº 45.904/05 estabelece um novo padrão arquitetônico para as calçadas da cidade de São Paulo. Todas as calçadas construídas ou reformadas deverão seguir este padrão. Em linhas gerais, o decreto define um novo padrão arquitetônico para as calçadas da cidade. Ele determina normas para garantir a acessibilidade.

              É  importante estar atento para as multas impostas pela  prefeitura (R$300,00 por metro quadrado por calçadas não construídas) !

Entre em contato conosco e agende a visita de um de nossos especialistas.